Show Atento aos Sinais de Ney Matogrosso na Fundição Progresso

por
No sábado, tive o prazer de assistir ao show do Ney Matogrosso com seu show “Atento aos Sinais” na Fundição Progresso e só tenho algo à dizer: foi maravilhoso! Minha admiração por esse artista, aliás, é de longa data. Expressivo, enigmático, performático, instintivo, visceral e com forte timbre vocal e expressão corporal, o cara consegue fazer do seu show, uma experiência inesquecível. Aliá, há tempos que eu aguardava um show dele aqui no Rio de Janeiro, e felizmente chegou a hora. Interpretação primorosa, sonoridade perfeita, enfim, vale a pena cada minuto! Na verdade, o que se vê no palco, é uma experiência única, pois percebe-se o cuidado com as mínimas coisas. Para começar, a iluminação estava perfeita, e isso se deve ao fato do Ney ser um dos iluminadores mais conceituados do país. Aliás, de tanto ir à shows e espetáculos, eu passei a ter um olhar bem mais atento com relação à iluminação. E tenham certeza, a iluminação não faz parte do show, ela sozinha, é um show à parte. Quatro painéis reproduziam imagens diversas do cantor, ou mesmo, outras que interagiam diretamente com a música cantada no momento. Reparei que as imagens estavam em altíssima resolução, o que garantiu um impacto visual ainda maior. O figurino, como sempre, trazia peças super bem escolhidas, que valorizaram vinda mais o físico (impecável) do cantor, no alto dos seus 73 anos. E por falar em idade, na verdade o Ney no palco, parece um menino, tal a sua vitalidade e capacidade de impactar com sua dança. As músicas que fazem parte do show, em sua maioria, são parte integrante desse “novo” trabalho, por isso, quem for, não espere ouvir aquelas músicas mais antigas que o consagraram para o grande público, pois não vai ouvir. Mas posso garantir, que todas as músicas escolhidas e cantadas, são simplesmente maravilhosas e valem a pena serem ouvidas. Eu, em especial, me encantei com “A ilusão da casa”, uma melodia mais intimista e reflexiva, que toca no coração da gente logo de cara. Enfim, super indico à todos vocês, e de verdade, quem tiver a oportunidade de assistir à esse show, assista, pois vale muitíssimo a pena.
Não poderia deixar de falar também, da Fundição Progresso. Localizada na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, é um local onde a gente deve ir com um certo tempo, para poder andar por todos os seus espaços e apreciar cada detalhe. Trata-se de uma construção antiga, onde anteriormente, funcionava a fábrica de fogões Progresso (o nome vem daí). É um  local amplo e bem interessante, que além do espaço destinado aos shows, tem uma área ampla de varandas, de onde podemos ver os arcos da Lapa logo de frente. A decoração do lugar, com vários detalhes voltados para a questão da sustentabilidade, nos revela jardins suspensos e poltronas feitas de palets, dentre outros itens. Quem for durante o dia, terá a oportunidade de tirar fotos belíssimas no local, e a atmosfera do local em si, já é de música, cultura e alegria. Certamente vale a visita!
Quem assim como eu, gosta de músicas que nos façam refletir e que toquem o coração e a alma, não pode deixar de ouvir, “A Ilusão da Casa”. Deixo aqui, o link de um vídeo dessa música, que encontrei no Youtube, e espero que gostem!


Nota: As quatro primeiras fotos que ilustram esse post, foram retiradas da internet

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *